Entre junho e setembro, as chuvas já cessaram, mas os rios atingem sua altura máxima antes da vazão devido às chuvas. Nessa época é possível navegar em canoas e pequenos barcos na altura da copa das árvores, já que o nível das cheias atingem grandes alturas e praticamente preenche os braços de rios e igarapés. Essa também é a época em que boa parte dos animais se reproduzem.
Há duas “estações” diferentes em Manaus
Sendo elas seca e chuvosa. Viajar na estação seca ou na chuvosa proporciona experiências completamente distintas, por isso é tão importante escolher a data da viagem.
É recomendável, ainda, que você visite Manaus nas duas épocas, assim poderá ver ao vivo a impressionante mudança no nível dos rios. Prepare-se para temperaturas altas em qualquer época, principalmente no mês de setembro, o terror dos manarás, quando a temperatura passa dos 40ºC frequentemente.
A temperatura média anual fica na casa dos 27ºC, mas com umidade e tempo abafado, a sensação térmica é sempre maior. Calor e umidade estão presentes o ano inteiro; durante a estação seca, de junho a novembro, a chuva é menor. A estação seca (inverno) é quando os rios baixam o nível da água e formam as praias fluviais.
Viajar na terceira idade Manaus
O turismo na terceira idade é um dos grandes destaques do turismo de lazer nos últimos tempos. Nunca viu-se tantas opções de pacotes de viagens feitos específicos para esse pessoal que geralmente viajam em grupos e se divertem tanto quanto os jovens.
Não é à toa que o programa do Ministério do Turismo do governo, chamado de Viaja Mais Melhor Idade, deu descontos em preços e condições especiais de pagamento para as pessoas que tem mais de 60 anos ou é aposentado ou pensionista, e é um dos mais vendidos nas agências de viagens.
Esse programa também ajuda as cidades turísticas a se programarem para receberem turistas o ano todo e não só na alta temporada, visto que geralmente o pessoal da melhor idade viaja nos períodos de baixa ocupação incentivando o turismo do Brasil. Os pacotes de viagens geralmente envolvem atividades recreativas e culturais para idosos, além de estimular a saúde com atividades físicas e cuidados na alimentação
Onde comer em Manaus?
Apesar do calor que faz na cidade, o tacacá, que e uma espécie de sopa de tucupi com goma de mandioca e camarões – é uma das comidas que mais fazem sucesso em Manaus. O caldo é um pouco forte e diferente para os desacostumados, mas vale a pena visitar o Tacacá da Gisela quando for conhecer o Teatro Amazonas..
Os peixes, peça fundamental na mesa de quem vive no Norte, são simplesmente deliciosos e completamente diferentes dos peixes de água salgada. Macios e sempre bem preparados, até quem não gosta de peixe começa a se interessar pelos pratos manauaras.
Tucunaré assado, pirarucu de casaca e costela de tambaqui são pratos superpopulares nos cardápios, que possuem preços acessíveis em toda a cidade. Seja nos restaurantes simples ou no renomado Banzeiro, Manaus é um destino para comer bem, sem pesar no bolso.
Onde se hospedar?
Quem já deu uma olhadinha no mapa de Manaus, já percebeu que a cidade é enorme e super espalhada. Turisticamente falando, isso não é muito bom, porque será necessário pesquisar muito bem a localização do hotel. Pra começar, Manaus oferece hospedagem em hotel convencional na cidade, opção de fazer um cruzeiro fluvial ou ainda, se hospedar em um hotel de selva… O bairro de Adrianópolis está localizado literalmente bem no meio entre o aeroporto e o centro histórico.