1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9.192 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Passagens aéreas com desconto para idosos

7

 

Para quem não sabia, agora terá a oportunidade de ficar por dentro do assunto que envolve passagens aéreas com desconto para idosos.

Os idosos tem sim o direito de viajar com desconto e isso está previsto na lei e ela obriga as empresas a concederem esses descontos que é de aproximadamente 50% para os idosos acima de 60 anos. Mas para passagens aéreas ainda não tem uma lei que obrigue as empresas aéreas a dar o desconto.

Passagens para idosos

É importante que o idoso saiba algumas informações para que possa conseguir os seus descontos e ter uma viagem tranquila.

Os descontos para idosos são concedidos 72 horas antes do voo, ou seja, o idoso deverá procurar sua agencia de viagem com três dias de antecedência da viagem e pedir pelos descontos.

Passagens para idosos
Passagens para idosos. Imagem:divulgação

É necessária a apresentação do RG e certidão de nascimento ou casamento. A empresa deverá abrir uma exceção e vender as passagens com desconto, se a mesma não aceitar fazer isso, o idoso poderá procurar o PROCON e denunciar, pois está previsto na lei e ninguém poderá contrariar.

Se o idoso não tiver condições de ir até a empresa aérea para adquirir os seus descontos, um outro membro da família, desde que seja responsável pelo idoso poderá ir no lugar do mesmo, no entanto é preciso levar o passaporte e os documentos do idoso que comprovem sua idade.

Passagens para idosos
Desconto em passagens para idosos. Imagem:divulgação

Acesse e saiba mais informações: Turismo na terceira idade

É importante ir no prazo de três dias antes, pois a compra com desconto demora para ser processada e pode demorar mais do que um dia e isso certamente ocasionaria em um atrasado na viagem do idoso.

É direito do idoso pagar metade de todos os transportes públicos ou até mesmo não pagar nada e alguns casos, porém nem todos sabem disso e nem todos são informados na hora da compra.

Passagens para idosos
Passagens para idosos. Imagem:divulgação

Por isso é importante conhecer os seus direitos e estar ciente de que o mesmo tem descontos nas viagens aéreas e poderá obtê-lo sempre que quiser e tanto para viagens nacionais como internacionais.

Eles têm o direito de se locomoverem com segurança e as empresas tem o dever de zelar para isso aconteça e proporcionar as melhores condições de pagamento aos mesmos, pois muitos deles sobrevivem apenas com a aposentadoria de um salário mínimo.

Acesse e saiba mais informações: Viagem na Terceira Idade – Internacional e Nacional

Empresas com passagens aéreas com desconto

Não há distinção das empresas que fornecem o desconto para quem tem mais de 60 anos, se isso acontecer, a empresa poderá responder a um processo.

Passagens para idosos
Passagens para idosos. Imagem:divulgação

No entanto, o idoso terá que cumprir o prazo para adquirir os descontos, pois não adianta nada chegar no dia da viagem e querer comprar a passagem, sendo que a empresa demora três dias para processar a compra. Procure se informar antes com a empresa em que está comprando a passagem e não corra o risco de perder a viagem.

Desconto para idosos em passagens intermunicipais

A Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto do Idoso, garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e no transporte intermunicipal de característica suburbana às pessoas maiores de 65 anos.

desconto para idosos em passagens intermunicipais
Desconto para idosos em passagens intermunicipais. Imagem:divulgação

No transporte interestadual, garante a reserva de dois assentos gratuitos, além de conceder desconto de 50% no valor da passagem aos cidadãos maiores de 60 anos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Recomendados para você:

7 COMENTÁRIOS

  1. Prezada Maria Aparecida,

    Basta você ir a até a rodoviária, procure a empresa que opera para a sua cidade, leve um documento com foto e o comprovante de renda,m não pode ultrapassar a dois salários mínimos, a passagem é emitida com desconto na hora e sem burocracia, a passagem totalmente de graça é muito difícil, são somente duas por ônibus convencional e a procura é muito grande.

  2. Maria,

    Você pode a uma rodoviária qualquer e procure a empresa que atende sua cidade, geralmente a passagem totalmente gratuita é muito difícil, são somente duas passagens por ônibus, pagar é metade é mais rápido e viável, não há limite de poltronas, pode comprar a hora que quiser.

DEIXE UMA RESPOSTA