1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9.689 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Maragogi, AL – Praias, Hotéis, e Pontos Turísticos

2

 

Fazer um passeio delicioso na linda Maragogi, cidade localizada no norte de Alagoas, é se sentir verdadeiramente no Caribe, mas sem sair do Brasil.

Esse destino é conhecido por ter praias paradisíacas, aonde você vai encontrar enormes coqueiros, águas límpidas e esverdeadas. Fazer um mergulho no mar calmo de Maragogi possibilita a observação próxima de arrecifes de corais e ter o corpo cercado de peixes coloridos.

Maragogi possui boa localização

A localização de Maragogi é perfeita, pois fica a cerca de 130 km de Maceió e de Recife, tendo muitos acessos simplificados para essas capitais. Maragogi é um dos locais que faz parte da Costa dos Corais, que trata-se da maior Área de Proteção Ambiental (APA) da Marinha brasileira.

Promoções de Passagens da CVC
Maragogi, AL. Imagem:divulgação

Inventada por meio de decreto instituído em outubro do ano de 1997, a APA da Costa dos Corais tem 150 km de extensão e abrange quatro municípios de Pernambuco, sendo eles:

  • São José da Coroa Grande
  • Barreiros
  • Tamandaré e Rio Formoso e nove de Alagoas além de Maragogi
  • Barra de Santo Antônio
  • São Luís do Quitunde
  • Passo de Camarajibe
  • São Miguel dos Milagres
  • Porto de Pedras
  • Japaratinga.

Acesse e saiba mais informações: Conheça um pouco da Costa dos Corais, Maceió – AL

Piscinas Naturais de Maragogi – Alagoas

Um dos grandes atrativos de Maragogi sãos as suas incríveis e lindas piscinas naturais, conhecidas popularmente como Galés. Essas piscinas ficam distantes cerca de 6 km da praia, isso porque elas são formam em alto mar por causa dos arrecifes de corais que existem.

Maragogi, AL - Praias, Hotéis, e Pontos Turísticos
Maragogi, AL – Praias, Hotéis, e Pontos Turísticos. Imagem:divulgação

Isso porque só é possível chegar até as Galés de lancha ou catamarã. Os chalés, hotéis e pousadas locais ofertam o passeio por cerca de R$ 50 por pessoa, com duração média de 2 horas.

No entanto, para aproveitar mesmo o melhor desse passeio é necessário uma programação. Este passeio é recomendado quando a maré está baixa, então, olhe os dias de lua cheia no calendário, pois eles serão os mais indicados. Por isso, dias que terão lua cheia são os mais indicados, já que a maré é mínima e a profundidade da água está a cerca de um metro.

Maragogi, AL
Maragogi, AL. Imagem:divulgação

Outro passeio muito comum na região é o mergulho na superfície do mar, fazendo uso de snorkel. Também é comum fazer mergulhos mais profundos usando cilindros. Não é necessário ser profissional para optar pelo mergulho com cilindros, nem sequer saber nadar, pois isso é feito com ajuda profissional e com equipamentos que garantem a sua segurança embaixo do mar.

A profundidade máxima explorada nesses mergulhos é de 5 metros e sempre SAE tem o acompanhamento de um mergulhador profissional.

Maragogi, AL
Maragogi, AL. Imagem:divulgação

Quando a medição da maré está acima de 0,5 m é um sinal de alerta, já que muitos pontos dessas piscinas naturais podem ser profundas demais para uma pessoa conseguir ficar de pé.

Por isso, é necessário redobrar o cuidado com as crianças nesse local, para evitar acidentes e afogamentos. Como já mencionamos, tem dias que a maré alta atrapalha o passeio e ele não pode ser feito, sendo suspenso pelos responsáveis.

Acesse e saiba mais informações: Praias Mais Visitadas do Litoral Gaúcho

Praias de Maragogi

Além das piscinas naturais que mencionamos a cidade de Maragogi é conhecida pelas lindíssimas praias. Esse é o 2º destino mais procurado no Estado, perde somente para Maceió. O destino possui 22 km de areias praticamente deserta e com ares considerados bucólicos, mostrando uma excelente opção para quem quer paz e tranquilidade.

Maragogi, AL - Praias, Hotéis, e Pontos Turísticos
Maragogi, AL – Praias, Hotéis, e Pontos Turísticos. Imagem:divulgação

Além da praia de Maragogi recomendamos também que você conheça Burgalhau, Barra Grande e Peroba, que ficam na divisa com Pernambuco. Localizado a somente 10 km de Maragogi fica a cidade de Japaratinga, que é outra parada obrigatória se for para Maragogi.

Barra Grande maragogi
Barra Grande maragogi. Imagem:divulgação

Pertinho da cidade de Maragogi tem outro destino com 7 mil habitantes, Japaratinga que merece a sua atenção. Este lugar alia a tranquilidade e o charme de uma antiga vila de pescadores com uma eficiente estrutura turística de bares e pousadas, que vale muito a pena conhecer.

E se você quiser conhecer mais que praias vá  a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, construída por holandeses, que é linda e conta bem a história local.

Melhor época para ir a Maragogi

Maragogi é um ponto turístico perfeito simplesmente porque tem um clima perfeito, com sole calor praticamente o ano todo. A temperatura média anual da cidade é de 27º C, mas o segredo é saber ler bem as marés e escolher as melhores.

maragogi
Melhor época para ir a Maragogi. Imagem;divulgação

Fique de olho na lua, pois ela indica o tipo de maré que você vai encontrar na cidade. O período de lua cheia e lua nova são os que registram as marés mais baixas e que vão te ajudar a fazer mais passeios.

Acesse e saiba mais informações: Cabo Frio, RJ – Dicas de Roteiro

Culinária local de Maragogi

A culinária de Maragogi é deliciosa e apresenta aos turistas pratos à base de frutos do mar e peixes. Um dos grandes pratos da culinária local é o aratu, caranguejo conhecido por escalar as árvores dos mangues onde moram. As lascas desses caranguejos dão origem a um petisco delicioso e delicado. Este petisco é condimentado com pimenta, azeite e ervas. O caranguejo também é servido em moquecas.

Culinária local de Maragogi
Culinária local de Maragogi. Imagem:divulgação

O sururu (mexilhão do mangue), pequeno molusco de cor escura, é outra delicia servida em Maragogi com frequência. Este prato possui uma origem deliciosa e nutritiva, sendo um alimento comum no prato da população mais carente da localidade. Na beira da praia, no entanto, o molusco pode ser degustado como aperitivo, nas versões ‘de capote’ (com as conchas), na manteiga ou ao molho de leite de coco com farinha.

Culinária local de Maragogi
Culinária local de Maragogi. Imagem:divulgação

Outro prato que não pode deixar de conhecer se for para Maragogi é o bolo de goma, que apesar do nome não trata-se de um bolo, mas na verdade é um biscoitos branquinhos que derretem na boca, no formato de delicadas conchinhas (lindo e delicioso).

centro de Maragogi
centro de Maragogi. Imagem:divulgação

Os ingredientes desse prato são bem simples: amido de milho, gema de ovo, açúcar, sal e margarina. Os biscoitos com nome de bolo são vendidos por ambulantes, em padarias, mercados e até na beira da estrada. Mas os biscoitos mais famosos são o do povoado de São Bento, que ficam a 5 km do centro de Maragogi, sentido Maceió.

Acesse e saiba mais informações: 10 Resorts All Inclusive no Brasil Para Conhecer

Como Chegar em Maragogi?

– De Carro
Para quem tem como ponto de saída Maceió, basta seguir pela AL-101 (até a Barra de Santo Antônio) e depois ir pela AL-413 (até São Luís do Quitunde), pela AL-105 (até Porto Calvo), pela AL-465 (até Japaratinga) e finalmente pela AL-101 até a cidade de Maragogi. O trajeto total tem 131 quilômetros e é considerado tranquilo.

Já se você decidir sair da cidade de recife o caminho recomendado é pela BR-101 Sul até Cabo de Santo Agostinho e em seguida você deve pegar a PE-060, onde se começa a viagem pela Costa dos Corais até encontrar a AL-101 Norte, rodovia que dá acesso a Maragogi. São 125 quilômetros, neste caso, mas que vale a pena.

– De Ônibus
Se a pessoa pegar a linha que liga Recife a Maceió é feita pela empresa Real Alagoas. Você pode pegar o ônibus diariamente de ambas as capitais, ela passa por Maragogi e o trajeto é de cerca de 2h30.

Real Alagoas
Tel: (81) 3452-9400 (Recife) ou (82) 3356-1324 (Maceió)
www.realalagoas.com.br

Rodoviária de Maceió
Av. Leste Oeste, s/nº, Feitosa – Maceió
Tel: (82) 3221-4615

Rodoviária de Recife
Terminal Interestadual de Passageiros (TIP)
BR-232, km 15 – Jaboatão dos Guararapes
Tel: (81) 3452-1704
www.socicam.com.br

– De Avião
Quem não está nas cidades mencionadas pode querer ir de avião. Nesse caso os aeroportos mais próximos de Maragogi são os de Maceió e Recife,depois, complete o percurso de carro, taxi ou ônibus. Em ambos os aeropostos é possível alugar um carro para se chegar à cidade, que fica a cerca de 2h30 de viagem por via terrestre. Outra opção são as agências que oferecem o serviço de transfer desde os dois aeroportos.

Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares
BR-104, km 91, Tabuleiro, em Maceió
Tel: (82) 3036-5200

Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre
Praça Senador Salgado Filho, s/nº, Imbiribeira, Recife
Tel: (81) 3322-4188

AHMAJA – Associação do Trade Turístico de Maragogi e Japaratinga
Informação sobre receptivos – www.maragogi.org.br

 

Recomendados para você:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA