1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como tirar passaporte para bebê

0

 

Alguns pais precisam viajar, mesmo que tenha um recém-nascido, muitas vezes por motivos profissional ou até mesmo familiar. Independentemente do motivo e idade o passaporte é o documento universal que qualquer viajante precisa ter. Primeiramente, é necessária a autorização legal dos pais ou do responsável legal da criança.

Passaporte para bebê

Seu filho obrigatoriamente deverá estar presente no momento do requerimento do passaporte, no entanto quando você for buscá-lo ele não precisa estar junto, basta apresentar o seu documento original e um documento de identificação do menor (RG ou certidão de nascimento), no passaporte constará como não alfabetizado.

passaporte para bebê
Passaporte para bebê. Imagem:divulgação

Se você ainda não tem data prevista para a viagem, deixe para tirar quando definir, pois os passaportes de crianças e bebês duram bem menos do que os dos adultos. Confira os prazos de validade dos passaportes de recém- nascidos e de crianças:

Idade da criança e validade do passaporte

  • 0 a 1 valide do passaporte 1 ano
  • 1 a 2 valide do passaporte 2 anos
  • 2 a 3 valide do passaporte 3 anos
  • 3 a 4 valide do passaporte 4 anos
  • 4 em diante valide do passaporte 5 anos

Documentação necessária para tirar passaporte

– 1 foto 5×7 colorida em fundo branco, recente, colorida e sem data.

– Autorização expressa de ambos os pais.

– Certidão de nascimento original do recém nascido .

– Preenchimento e pagamento da GRU no valor de R$156, 07. Após realizar o pagamento da GRU, imprima, pois o documento será solicitado no dia do agendamento.

passaporte para bebê 1
Passaporte para bebê. Imagem:divulgação

– A criança e os pais devem estar presentes na entrevista, com RG e CPF ou CNH de ambos. Caso não seja possível um dos pais comparecer, deve ser levada uma autorização para o outro pai poder solicitar o passaporte. Essa autorização tem um texto livre, mas deve constar nomes completos, números de documentos e o motivo. A autorização deve ser reconhecida em firma.

– A criança NÃO precisa ter RG e CPC para tirar o passaporte. O campo CPF do Responsável deverá ser preenchido com o número do CPF de um dos pais.

– Caso a mãe não tenha nenhum documento com o nome de casada deverá levar a certidão de casamento. É importante levar, pois caso contrário não irão aceitar a solicitação.

passaporte para bebê 2
Passaporte para bebê. Imagem:divulgação

Um detalhe muito importante, que as pessoas costumam se confundir. A autorização dos pais para obter passaporte não supre a autorização para o menor viajar para o exterior sem um dos pais.

A entrega do passaporte geralmente leva de 5 à 10 dias úteis após a entrega dos documentos à polícia federal.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA