1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (987 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como fazer passaporte para viajar?

0

 

Todo mundo ama viajar e não há nada mais emocionante do que fazer as malas e conhecer novos lugares, não é mesmo?

Tem pessoas que preferem viajar para lugares próximos, como uma praia que está a duas horas de carro das suas casas, mas a grande maioria dos viajantes são curiosos e decidem conhecer destinos bem além das suas fronteiras.

Geralmente os viajantes estão em busca de conhecer novas culturas, fazer amigos e experimentar a vida em outros países. E se você se considera como esses viajantes, desbravadores do mundo, você provavelmente já sabe que o primeiro passo para realizar esse sonho é fazer o seu passaporte, certo? Mas se você tem dúvidas sobre como fazer esse documento obrigatório que nos permite ingressar em outros territórios do mundo, leia nossas dicas e comece a escolher o seu próximo destino!

Por que eu preciso de passaporte para viajar?

Muitas pessoas deixam de viajar o mundo por acreditar que fazer o passaporte é um processo complicado, mas o que elas não sabem é que o passaporte é um direito de cada um de nós cidadãos brasileiros, o que significa que você não será selecionado, ou mesmo impedido de fazer seu passaporte se assim o desejar.

Como fazer passaporte para viajar
Como fazer passaporte para viajar? Imagem:divulgação

O passaporte é um documento obrigatório (pessoal e intransferível) que nos permite ingressar nos territórios e que deve ser emitido pelas autoridades competentes. Este documento de identificação internacional é exigido no mundo inteiro, salvo, para nós brasileiros, nos países membros do MERCOSUL, que são a Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Nesses países a sua carteira de identidade já é suficiente para ingressar nos territórios.

Se você tem o sonho de viajar o mundo e ainda não providenciou o seu passaporte, está na hora de começar a pensar nisso e ter em suas mãos o documento que te dá livre acesso para descobrir as maravilhas que estão espalhadas nos continentes da terra!

 5 dicas práticas para fazer passaporte para viajar

Fazer o passaporte não é complicado, mas exige programação para tornar o processo simples e prático. O Órgão responsável pela emissão do Passaporte no Brasil é a Polícia Federal e os primeiros passos serão feitos on-line, o que facilita bastante o andamento da sua solicitação.  Siga este passo a passo para obter o seu passaporte e tenha acesso livre para viajar pelo mundo!

Como fazer passaporte para viajar
Como fazer passaporte para viajar? Imagem:divulgação

Passo 1: Faça uma visita ao site da Polícia Federal para estar ciente de todas as informações sobre a solicitação de passaporte;

Passo 2: Reúna todos os documentos necessários;

Passo 3: Solicite a emissão do passaporte On-Line, preencha o formulário, escolha o local de atendimento e imprima a Guia de Recolhimento da União – GRU;

Passo 4: Pague a Guia e fique atento ao andamento do seu pedido de passaporte;

Passo 5: Compareça ao posto do Departamento de Polícia Federal escolhido, na data e horário agendado, com toda a documentação original exigida. No mesmo dia você ficará sabendo quando será a data de retirada do documento.

Os Documentos exigidos para fazer passaporte para viajar

A documentação necessária exigida pela Polícia Federal está relacionada com o tipo de passaporte que você deseja solicitar. Os quatro tipos de passaportes que podem ser solicitadas são: Passaporte Comum (para brasileiros), Passaporte de Emergência, Passaporte para Estrangeiro (para não brasileiros) e Laissez-Passer. Se a pessoa deseja solicitar passaporte e tem idade menor de 18 anos.

No caso de brasileiros que desejam solicitar passaporte para viajar aplicam-se geralmente as regras de dois tipos de passaportes, o Comum (para brasileiros) e o Passaporte de Emergência que é entregue em 24 horas ao solicitante, com uma duração de apenas um ano e uma taxa maior que o Passaporte Comum, que tem validade de 5 anos.

Como fazer passaporte para viajar
Como fazer passaporte para viajar? Imagem:divulgação

Segundo a própria Polícia Federal só tem direito ao Passaporte de Emergência “àquele que, tendo satisfeito as exigências para concessão de passaporte, necessite do documento de viagem com urgência e não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega, nas hipóteses de catástrofes naturais; conflitos armados; necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau, para a proteção do seu patrimônio, por necessidade do trabalho, por motivo de ajuda humanitária; interesse da Administração Pública ou outra situação emergencial cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.”

Para todos os demais interessados em solicitar o Passaporte Comum segue a lista da documentação exigida pelo Departamento de Polícia Federal:

  1. Documento de identidade (são aceitos a carteira de identidade, habilitacão ou militar);
  2. Certidão de Pessoa Física (CPF);
  3. Certidão de casamento (no caso de alteração de nome de solteiro(a));
  4. RG ou certidão de nascimento (menores de 18 anos);
  5. Título de eleitor e comprovantes de votação dos dois últimos turnos (quando houver) da última eleição. Na ausência destes, leve a declaração da Justiça Eleitoral que prove que você está quite com as obrigações eleitorais;
  6. Certificado de reservista ou uma declaração da Junta Militar que prove que voc~e está quite com o Serviço Militar (para os homens entre 18 e 45 anos);
  7. Certificado de naturalização para os naturalizados;
  8. Comprovante de preenchimento do formulário online;
  9. Comprovante do pagamento da guia (GRU); O boleto é gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet. O simples agendamento bancário não comprova o pagamento da taxa.
  10. Passaporte anterior (quando houver).

Quanto custa para fazer o passaporte para viajar?

Para fazer o passaporte para viajar existe um custo, e ele pode sofrer alterações conforme o tipo de passaporte que você deseja solicitar, por exemplo. No caso de Passaporte de emergência, onde o solicitante recebe um passaporte em 24 horas e com validade de apenas um ano, o valor a ser pago é mais caro do que o valor de R$ 257,25 (sujeito a alterações) cobrados para a solicitação de um Passaporte Comum.

Como fazer passaporte para viajar
Como fazer passaporte para viajar? Imagem:divulgação

Quanto tempo leva para receber o passaporte para viajar?

Após o processo on-line e a primeira visita ao Departamento de Polícia Federal, na data, horário e local previamente agendado pelo requerente no site da Polícia Federal, o solicitante receberá um prazo de entrega do passaporte para viajar de no máximo seis (6) dias úteis.

Este é o tempo determinado pela Polícia Federal para a verificação de todos os documentos e dados eletrônicos daquele que solicita o passaporte para viajar. É importante lembrar que o pagamento da Guia (GRU) deve ser efetuado na data de validade, ou o processo deve ser retomado desde o início.

Ajuda de Memória – Jogo Rápido

O processo de solicitação de passaporte inicia com o acesso ao endereço eletrônico www.dpf.gov.br. Nessa página, clique no link “Requerer Passaporte” e leia atentamente todas as informações. Após, clique no link “emissão do passaporte” e preencha o formulário com seus dados digitando o código de segurança e confirmando a operação no botão clicável de “confirmar”.

Na nova página serão exibidos 03 (três) botões, inicialmente clique em “gerar protocolo”, depois “gerar GRU” (guia para pagamento da taxa) e finalmente em “fechar”.

É obrigatória a presença do requerente na unidade do Departamento de Polícia Federal (DPF), inclusive no caso de menores de 18 anos.

passaporte
Como fazer passaporte para viajar? Imagem:divulgação

Para a impressão do PROTOCOLO e da GRU tenha instalado em seu computador o programa Adobe Acrobat Reader. Caso não tenha instalado, na própria página tem link para a instalação do produto. Retorne à página anterior “Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte Comum – Padrão ICAO” e clique em “Clique aqui para obter informações sobre os postos de atendimento da Polícia Federal”;  As coletas de fotografia, digitais e assinatura serão realizadas nas dependências do DPF, por meios eletrônicos.

Não esqueça que o Passaporte Brasileiro é o documento que comprova a nacionalidade de todo o brasileiro, permitindo viagens para outros países. Um direito de todo o cidadão brasileiro que lhe dá o direito de solicitar de vistos para viajar a outros países.

Ao chegar aos aeroportos, é o Passaporte que será solicitado tanto para sair do país como para entrar no destino do viajante. Nele constarão os carimbos de entrada e saída nos países estrangeiros.

Realize o seu sonho de viajar o mundo, faça seu Passaporte para viajar e tenha o seu acesso ao mundo em suas mãos!

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA