1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Carnaval de blocos em 2017!

0

 

O carnaval é considerado uma das festas populares, mais animadas e representativas do mundo. Tem origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha.

O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

Carnaval de bloco em São Paulo

No estado de São Paulo, um dos melhores carnavais de rua acontece em São Luiz do Paraitinga, na região do Vale do Paraíba.

São Luiz do Paraitinga é um dos principais centros de folclore paulista e celebra um dos carnavais mais tradicionais do interior de São Paulo.

Com blocos de carnaval de rua como o Bloco do Barbosa e o Casarão que comemoram a folia ao som de marchinhas, milhares de foliões desfilam suas fantasias pelas ruas históricas da cidade.

carnaval-de-bloco-em-sao-paulo
Carnaval de bloco em São Paulo. Imagem:divulgação

Em Campinas um dos melhores carnavais de rua acontece em Joaquim Egídio, distrito de Campinas com blocos, bonecões e outras atrações. Na capital paulista o carnaval de rua também se fortaleceu nos últimos anos, com blocos de rua por toda a cidade.

Acesse e saiba mais informações: Réveillon Green Valley 2017

Carnaval de bloco em Minas Gerais

Em Minas Gerais, a cidade de São Lourenço, que é estância de águas no Circuito das Águas do Sul de Minas, tem um dos melhores carnavais da região.

A cidade recebe turistas da região e também de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo com carnaval de rua bem animado. Na mesma região, Baependi, Cambuquira, Carmo de Minas, Campanha, Lambari também possuem carnaval de rua e boas opções de turismo de aventura e ecoturismo.

Carnaval de bloco em minas gerais
Carnaval de bloco em Minas Gerais. Imagem:divulgação

Próximo à capital do estado (quase 100 quilômetros de distância), Ouro Preto também tem uma programação atraente para os foliões. O carnaval da cidade é dominado pelos blocos das repúblicas estudantis, que preparam programações especiais para a época. Um desses grupos é o bloco mais antigo do Brasil, “O Zé Pereira dos Lacaios”, fundado em 1867.

Outro destino com diversão certa para aqueles que não abrem mão do agito no carnaval é Diamantina. A 290 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade fica repleta de turistas animados pelos blocos de rua e pelos shows tradicionais da Bartucada e a Bat-Caverna, que transformam em batuque músicas de diferentes estilos e ritmos.

Acesse e saiba mais informações: Réveillon Garopaba, SC 2017

Carnaval de bloco no Rio de Janeiro

A cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, é um destino que agrada diversos perfis, desde o casal e a família que querem sossego até aqueles que gostam do tradicional carnaval de rua.

carnaval-rio-2017-blocos
Carnaval de bloco no Rio de Janeiro. Imagem:divulgação

Durante o dia, o centro histórico costuma ser lugar para brincadeiras e atividades para as crianças. À noite, os blocos carnavalescos tomam conta do lugar.

Carnaval de bloco no Nordeste

O nordeste brasileiro é referência também no Carnaval e Salvador é um dos líderes desse bloco.

O ritmo que toma conta das ruas da capital da Bahia é o axé, que leva milhares de pessoas para trás dos trios elétricos. A festa da cidade tem três circuitos: Barra-Ondina, Campo Grande-Avenida Sete e Centro Histórico, e blocos de rua em outros bairros.

carnaval-de-bloco-no-nordeste
Carnaval de bloco no Nordeste. Imagem:divulgação

Em Pernambuco, as opções mais procuradas pelos foliões são os carnavais de Recife e Olinda. Lá, além dos famosos bonecões de dois melhores de altura, os ritmos que tomam conta são o frevo, o maracatu, a ciranda e as marchinhas, que embalam as ruas.

Acesse e saiba mais informações: Réveillon barato e mesmo assim se divertir? Veja como!

História dos blocos

Os blocos de carnaval, conhecidos popularmente por blocos de rua, são conjuntos de pessoas que vão às ruas na época do carnaval (durante, antes ou pouco depois do evento) de forma mais ou menos organizada.

Geralmente, os blocos carnavalescos percorrem trajetos urbanos definidos (ruas e avenidas principais das cidades). Geralmente são acompanhados por banda com instrumentos de percussão.

carnaval-de-blocos-em-2017
Carnaval de blocos em 2017! Imagem:divulgação

Populares e muito tradicionais no carnaval brasileiro, os blocos são animados por bandas, carros de som ou trios elétricos. Seus integrantes saem vestindo roupas da mesma cor ou fantasias carnavalescas, dependendo do tipo de bloco. No Nordeste é comum a participação de bonecos grandes (bonecões) nos desfiles de alguns blocos, principalmente na cidade de Olinda, em Pernambuco.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA